Selo da Inspecção do veículo não é Obrigatório e grande maioria desconhece

9 Julho, 2016 12:23

Selo da Inspecção do veículo não é Obrigatório e grande maioria desconhece

A grande maioria dos proprietários de veículos continua a pôr o selo da inspecção do veículo no vidro frontal (pára-brisas) e desconhece que este já deixou de ser obrigatório desde 2012 com a entrada em vigor do Decreto-Lei nº 144/2012 de 11 de Julho, cujo o comprovativo de que o veículo se encontra inspeccionado passou a ser unicamente obrigatório através da apresentação às autoridades da ficha de inspecção.

Ou seja, o selo que se encontra nessa ficha e que anteriormente deveria ser recortado e afixado no vidro frontal do veículo deixou de ser obrigatório desde a entrada desse decreto.

Contudo tenham em atenção que deverá ter sempre consigo a ficha de inspecção, pois esta é sempre obrigatória para apresentar caso seja abordado pelas autoridades. A ausência deste comprovativo que indica que o veículo está apto para circular na via pública pode incorrer a uma coima de vai dos 60 euros até aos 300 euros!

Nota:

  • Tenham em atenção que mesmo dentro do Centro de Inspecções, existe desconhecimento deste facto e para via das dúvidas poderá também confirmar esta informação na página oficial (e verificada) da GNR da Guarda aqui.
  • De forma a esclarecer uma das questões mais levantadas sobre o assunto, o único selo que continua a ser obrigatória a sua fixação no vidro fontal (Pára brisas) é o selo do seguro do carro.