Fake! Vídeos que circulam na Internet que muita gente pensa serem Reais!

31 Janeiro, 2017 11:34

Hoje em dia existe cada vez mais sites e páginas das redes sociais a tentar viralizar vídeos, tudo para obter popularidade.

Contudo muito desses vídeos são falsos e foram simplesmente editados para parecer verdadeiros. Na lista que segue vamos mostar os vídeos mais conhecidos que continuam a ser partilhados e que muita gente acredita serem reais.

O avião que aterra na água.

É certo que muitos aviões se despenharam na água, outros tiveram a sorte que conseguir uma aterragem quase perfeita, como foi o caso no Rio Hudson em Nova Iorque como conta a história recente no filme Sully com o actor Tom Hanks. Contudo, o vídeo que mais viralizou na Internet é falso e só os olhares mais atentos se aperceberam tratar de uma computação gráfica 3D. Sim, este vídeo que tanto circula na Internet é falso e foi feito para um anúncio de uma agencia de viágens.

O exibicionista que fica K.O. com apenas um soco!

Num ringue estão dois homens prestes a lutar e antes de iniciar a luta um deles começa a exibir as suas proezas. Quando a luta começa, o exibicionista cai no chão com um simples soco do seu oponente! Incrível não é?

Pois, é possivel acontecer na realidade, mas neste caso trata-se apenas de uma cena do filme “Never Back Down” onde um dos extras filmou as gravações na plateia e o resto que desmarcarava o vídeo foi editado e cortado, fazendo com que a luta parecesse real.

Polícias deixam ladrões fugir em assalto inédito a um banco!

Este foi mais outro vídeo viral que deixou meia internet de boca aberta quando ladrões fogem de um assalto a um banco com a polícia a chegar, deixando-os escapar de forma inédita.

Contudo e mais uma vez, veio a provar ser a gravação de um anúncio! E por incrível que pareça até no próprio vídeo, gravado por um amador, pode-se ouvir o realizador a dar instruções aos actores do filme.

A mulher que se queima nas velas quando caí a dançar

Este foi o vídeo que deu uma lição para muita gente que acredita em tudo o que vê. Isto porque ele foi feito com o propósito de desmarcarar os falso virais que circulam na Internet E quem está por trás dele é o apresentador norte-americano Jimmy Kimmel.

A sua equipa lançou o viral uns meses antes para ver até que ponto as pessoas partilhavam pensando se tratar de um vídeo verdadeiro. Depois disso, ele mostrou que tudo não passava de uma  brincadeira e que na realidade foi feito por uma atriz.

A edição tem uma forte poder de manipulação, e não é para menos. Estes vídeos tornaram-se tão virais que até já existem empresas que se dedicam a criar falsos virais de forma a ter mais atenção na internet, uma vez que este tipo de vídeos propagam mais depressa que qualquer anuncio, como mostramos aqui neste artigo.

Portanto a partir de agora quando achar um vídeo “bom demais para ser verdade” é provavel que seja falso! Será uma questão de pesquisar um pouco e tirar as suas dúvidas.