Fake! Drone embate contra avião partindo-lhe parte da asa!

27 Agosto, 2017 0:40

Embora não seja novo, este vídeo voltou a circular em força graças à polémica dos drones.

Segundo o autor da filmagem, um drone embateu contra a ponta da asa do avião onde seguia, pondo em risco todos os passageiros.

O que se passou na verdade?

Foi uma montagem feita em After Effects! Contudo circulou na internet como se tratasse de um acontecimento real.

Embora as legislações em grande parte do mundo sejam fortes no que toca a drones, especialmente não voarem a certo tipo de altitude (em Portugal a máxima é de 120 metros) e nunca em zonas de perigo, como perto de aeroportos ou onde estejam concentrações de pessoas, há sempre alguns trangressores que infrigem as regras básicas de bom senso, dando mau nome a este hobby.

Contudo os drones em geral, desde a marcas mais desconhecidas até aos topo de gama DJI, são feitos de materiais ultra-leves para que possam levantar voo e ter uma maior autonomia, o que na pratica seria missão quase impossível partir a asa de um avião, pois o seu peso médio é de apenas 1,5kg e o que provavelmente aconteceria é ficarem totalmente destruídos.

Segundo alguns testes norte americanos, um smartphone poderia até fazer mais estrados que um drone, devido ao facto de ter materiais mais resistentes ao impacto.

No entanto esta informação é desconhecida do grande público o que tem ajudado a alarmar ainda mais este tipo de situações.

É claro que, nem todos os drones são pequenos nem leves, pois alguns podem atingir proporções elevadas, mas esses (que estejam acima dos 25kg) necessitam de uma licença especial e são normalmente operados por equipas de filmagens que precisam de drones grandes para poder equipar com máquinas de filmagem de grande porte.

Devido a esse grande porte, também não passam de todo despercebidos.

O que é certo é que nada justifica este tipo de abusos por parte de alguns utilizadores, no entanto as razões para alarme também são injustificaveis, pois até à data, em parte alguma do mundo, aconteceu um acidente fatal com um drone!