Comprar no OLX e no ebay é seguro?

8 Abril, 2016 14:01

Comprar no OLX e no ebay é seguro?

Plataformas como OLX, CustoJusto e eBay têm sido cada vez mais utilizadas por pessoas que pretendem comprar e vender artigos usados ou até mesmo novos, contudo existem alguns riscos que alguns utilizadores não têm conhecimento.

Em compras à distância, como garantir que o produto chega até sí sem correr o risco de ser burlado?

Se utilizar plataformas como eBay, o risco de burla é bastante mais reduzido face ao OLX, isto porque o eBay serve de mediador do negócio e caso o vendedor não cumpra com a venda, o eBay através do serviço de pagamentos PayPal acciona medidas de devolução do montante, após analisar a questão a pedido da pessoa lesada.

Já no OLX, isto não é possível, uma vez que eles não servem de mediadores, ou seja tudo o que se passa entre sí e o vendedor, o OLX não assume qualquer responsabilidade nem bloqueia burlões mesmo após reportarem uma situação dos quais são vitimas. Descartam-se sempre dessa responsabilidade, aconselhando-o a deslocar-se a uma entidade competente (PSP/GNR/Polícia Judiciária) para apresentar queixa.

Outro factor que o OLX tem também negativo é de que não existe qualquer tipo de feedback de vendas, ou seja, nunca temos forma de saber se aquele vendedor é ou não uma pessoa séria e fidedigna, recorrendo ao testemunho de outros vendedores, como acontece com o eBay. Há contudo  forma de saber se é ou não um utilizador registado há algum tempo, mas temos sempre a incógnita de se tratar ou não de um burlão, dado que o OLX não esclarece como lida com alegados burlões nem tem forma de os reportar.

Portanto se optarem por serviços como OLX ou até mesmo CustoJusto, é extremamente importante que o faça sempre em mãos, em locais públicos para manter a sua segurança, para confirmar a veracidade da venda.

As contra-partidas do eBay, é que as compras são quase sempre internacionais e se estiverem dentro do espaço Schengen não têm que pagar qualquer tipo de taxa de importação, já nas compras fora deste espaço pode correr sempre o risco de a encomenda ficar retida na alfândega e serem lhe cobradas taxas. Contudo, no que toca a compras à distância é o meio mais seguro.