Heat, o melhor tiroteio de sempre!

28 Setembro, 2015 10:24

No mundo do cinema o filme HEAT (1995) continua a ter uma das cenas mais marcantes e que até hoje é usada como referência no que toca a troca de tiros, chegando até mesmo ser fonte de inspiração em jogos como Grand Theft Auto. A famosa cena do tiroteio, que ocorre após o assalto ao banco em que as personagens interpretadas por Val Kilmer, Robert De Niro e Tom Sizemore tentam fugir da policia, comandada por Vicente Hanna, interpretado pelo actor Al Pacino.

A grande intensidade desta cena deve-se não só à forma revolucionária como foi gravada, como à grande interpretação de todos os actores que estiveram a treinar com profissionais meses a fio de forma a aperfeiçoar não só o manuseamento das armas, assim como saber como agir em caso de fogo cruzado. Mas por incrível que possa parecer, o hiper realismo desta cena deveu-se grande parte, ao som.

Michael Mann (produtor) quando já se encontrava na pós produção do filme ficou desagradado ao ver a cena já trabalhada pela equipa de edição que, como ocorre na maioria dos filmes, usou sons de estúdio no famoso tiroteio.

Recordando-se do cenário e da sensação de medo que teve durante as gravações, o produtor disse que nenhum efeito de estúdio iria conseguir reproduzir tal realismo e genuinidade àquela cena.

Aquele som dos tiros, terrivelmente alto que ecoava nos altos edifícios em seu redor. E foi aí que ele tomou a decisão de arriscar usar o som real que foi gravado durante as filmagens ao invés de outro, mais controlado e editado, fazendo com que este filme, ainda 20 anos depois do seu lançamento, continue a deter aquela que é considerada por muitos, uma das melhores cenas de tiroteios já alguma vez reproduzidas num filme.